Detalhes
Modelo : Heller 85374 NORD2501 + NORD 2502 "NORATLAS" 1: 72
Contém : 2 kits aviões reduzido em escala para montagem e manual - Material : Plástico - Validade : Indeterminada - Peso com embalagem : 1.162 Kg - Escala : 1:72 - Qte pcs : 2 X 117 - Comprimento : 31,5 cm - Envergadura : 45,4 cm - Requer : Tintas e Cola NÃO INCLUSO - Advertência : Perigo de asfixia , peças pequenas. Não indicado para crianças com menos de 3 anos - Garantia : 3 Meses contra defeito de fabricação - Imagens e Fotos : Meramente ilustrativas - Guardar embalagem para futuras consultas - Idade : Indicado para maiores de 14 anos - Atenção : Isento de exigência de certificação compulsória pelo INMETRO, conforme o Regulamento Técnico do Mercosul , anexo à portaria INMETRO nº 108 de 13 de junho de 2005 , e de acordo com a norma NM 300-1/2002 - Objetivo , item 2 . A justificativa : Modelos em escala reduzida, tipo hobby ou artesanal .
Descrição : Ambas as versões podem ser construídas a partir de este conjunto de gêmeos. Nord 2501 com acionamento por hélice e Nord 2502 com acionamento por hélice e Jet drive adicional nas pontas das asas.
O Noratlas, que por muitos anos foi o pivô do transporte militar francês, foi lançado em 1947, em resposta a um pedido da Força Aérea Francesa para substituir seu C-47 „Dakota“ e Ju-52. Seu design foi totalmente focado na facilidade de carregamento no porão. Em 1950, os serviços oficiais adotaram o projeto então conhecido como Nord 2500, cujo projeto de viga dupla com abertura de porão de carga por duas conchas removíveis permitia o transporte de grandes cargas, ao contrário de seus antecessores equipados com porta lateral. O primeiro protótipo Nord 2500, alimentado por dois SNECMA 14Rs de 1600 HP, decolou em 10 de setembro de 1949. Como este motor foi considerado insuficiente, o motor SNECMA/Bristol Hercules de 2000 HP foi o preferido, dando origem ao Nord 2501 „Noratlas“ , dos quais 4 protótipos voaram pouco depois. A produção em série do Noratlas começou em 1952 na França, depois na Alemanha depois que este país adquiriu a licença de fabricação para equipar a Luftwaffe. Um total de 426 cópias de todas as versões foram montadas na França (239) e na Alemanha (187). A Força Aérea utilizou o Noratlas a partir de 1953. Os primeiros aviões foram batizados na Indochina no ano seguinte. O último „grey“, apelido carinhoso da aeronave dado a ele pelas tripulações, foi reformado em outubro de 1989, após 35 anos de bom e leal serviço, deixando o C-160 „Transall“ em seu lugar para sempre. A carreira da Luftwaffe Noratlas foi mais curta e terminou em 1971, após o C-160 „Transall“ ter equipado totalmente os três esquadrões de transporte. Em sua versão Nord 2502, o Noratlas foi equipado com dois motores Marboré nas pontas das asas, dando-lhe potência extra para decolar em países quentes.
Conjunto duplo : 2 kits em uma caixa - 3 decalques incluídos : - 2501: Alemanha: No. 126, 53+08, Flugzeugführerschule (FFS-S), Luftwaffe, 1968 - 2501: França: No. 105, 62-SI, GT 3 /62 „Sahara“, Armée de l'Air, BA 140 BLIDA, Algérie, 1961 - 2502: UAT - Aeromaritime, F-BGZF, Nord 2502, Jet drive
Informação Adicional
Peso | 1.8000 |
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Garantia | 3 Meses contra defeito de fabricação |
Comprimento (cm) | 66 |
Altura (cm) | 33 |
Largura (cm) | 12 |
Escala | 1:72 |